segunda-feira, 7 de julho de 2008

Desperdício ameaça abastecimento de água

A fachada comum de um edifício esconde uma rede de tubulações inteligente. A água do chuveiro que escoa pelo ralo é tratada em um reservatório e usada na descarga dos apartamentos. A água da chuva, acumulada, serve para regar o jardim. Assim, um condomínio em São Paulo economiza até 14 mil litros de água por dia e enxuga os gastos. “É uma economia em torno de 20% no valor total para o morador”, afirma o engenheiro Marcos Vernalha, responsável pelo projeto.

O prédio é uma exceção em um país rico em recursos hídricos e carente de consciência ambiental. Há o desperdício visível e o invisível: em média, no Brasil, 40% da água se perdem nos vazamentos das redes de distribuição.

Essa matéria foi extraida do portal Ambiente Brasil. O material é interessante por que mostra como anda o desperdício de águia e como ele já esta afetando a oferta de água nas grandes cidades.

Leia a matéria na íntegra aqui.

Lógo abaixo tem um vídeo sobre a matéria. O vídeo mostra o prédio que economiza, mostra a situação de desperdício e como a água está chegando à grande São Paulo.



Nenhum comentário: