quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Sexta Ambiental do Programa Semeando recebe crianças no CMRR


Cerca de 700 alunos e professores do I e II ciclos do Ensino Fundamental das redes municipal e estadual de Belo Horizonte serão beneficiados por mais uma ação do Programa Semeando: a Sexta Ambiental. Eles estão participando de 22 oficinas lúdicas sobre o consumo consciente, até novembro, sempre às sextas-feiras, na parte da manhã e à tarde, no Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR.

A “Sexta Ambiental – Oficinas Lúdicas para o Consumo Consciente” é uma iniciativa do Sistema Faemg/Senar (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), CMRR, Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

As atividades começam com instrutores do Senar, vestidos de palhaços e transformados nos contadores de histórias Tatá e Totô, que conduzem as crianças a um cenário apropriado para a narrativa, que trata de assuntos de reciclagem, coleta seletiva e consumo consciente. De forma lúdica, os facilitadores iniciam um diálogo com as crianças para que elas conheçam hábitos saudáveis de consumo e de preservação do meio ambiente.

João da Mata, que assume a identidade de Totô, conta que “como já diz o nome do Projeto, o objetivo é plantar uma sementinha dentro de cada criança, para que no futuro elas absorvam valores relativos ao cuidado com o meio ambiente e ao consumo e se tornem multiplicadores desses conceitos”.

A professora Edna Maria Silva Andrade, que acompanhou os alunos do 4º ano da escola estadual Professor Bolívar de Freitas, do Jardim Guanabara, já conhece bem o Projeto Semeando. Em 2006, foi autora de um trabalho com os alunos que venceu o concurso anual organizado pelo Semeando. Para ela, “as ações do Projeto são maravilhosas, pois possibilitam uma interação mais fácil entre as crianças. A escola toda fica envolvida com a questão ambiental, e até a nossa Feira de Cultura é realizada com um tema associado ao mesmo do Projeto Semeando”.

De acordo com Suzana Diniz, técnica do Senar, “mais de 3 milhões de crianças são beneficiadas pelo Projeto Semeando em 851 cidades do estado, por meio de capacitações para os professores e distribuição de livros para alunos e professores. O Sexta Ambiental, tem tido uma resposta além da expectativa”.

Mais informações:

Assessoria de Comunicação – Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)

(31) 3349-2400 – comunicacao@servas.org.br

Texto: Servas

Nenhum comentário: