quarta-feira, 30 de abril de 2008
PDOT / Ordenamento Territorial
Hoje (30) aconteceu a audiência pública sobre o Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal (Pdot). A audiência tem o objetivo de selar um pacto entre a comunidade e o poder público com o intuito de aproveitar de maneira ordenada o território do DF. Estiveram na reunião que aconteceu no Senac da 703 sul diversos seguimentos da sociedade, alguns defendiam a construção do Setor Noroeste, outros do setor habitacional do Catetinho. Mas o questionamento que mais marcou foi quando falou-se sobre a água. De acordo com Gustavo Souto Maior, Coordenador do Núcleo de Estudos Ambientais (NEA) " o DF encontra-se em um nível quase crítico com relação ao abastecimento de água, não podemos abrir mão de nenhum ponto de captação de água" Gustavo ainda disse que a regularização do déficit habitacional pode ser resolvido em locais onde não existe captação de água.
Outro ponto interessante é que o Pdot já está sendo discutido desde 2005 e nesse meio termo já foi apresentado um projeto substitutivo sem passar por consulta pública. Essa foi uma pergunta durante a audiência : "Que substitutivo é esse apresentado pelo Deputado Leonardo Prudente?"
Outras questões que ficaram sem resposta:
Qual será o procedimento técnico de alteração do atual Pdot?
Onde está a Terracap e o Ibama, porque eles não vieram hoje na audiência?
Como será a incorporação de sugestões da população dentro do processo do Pdot que está sendo promovido pelo poder legislativo?
Para quem realmente vai a água do DF, quantos litros são e quem usa?
Percebi que as audiências são apenas para "mostrar" mas valeu pelo público que lotou o auditório do Senac.
A idéia é que as próximas audiências contem com seu apoio também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário