segunda-feira, 16 de junho de 2008

Setor Habitacional Noroeste x Preservação Ambiental


Brasília uma Terra sem lei: Resistência indígena frente ao lobby Verde do Setor Noroeste.



Hoje (16/06) 13h na Procuradoria do DF na 604 sul haverá uma reunião com o Procurador da República Peterson de Paula Pereira, encarregado de negociar a questão. A audiencia pública pode ser assistida por qualquer pessoa.

Após quase 40 anos habitando o cerrado, as etnias indígenas Kariri Xocó, Fulni-ô, Tuxá entre outras etnias em trânsito pela capital federal correm risco de serem violentamente removidas, caso não aceitem ir para o Recanto das Emas, cidade na periferia de Brasília. Na última sexta (13/06), o GDF providenciaria um ônibus que os levaria para conhecer o local, porém recusaram pelo fato de não terem sido consultados se queriam sair.

A FUNAI é contrária a retirada, o advogado da instituição Aluisio Azande reiterou: "Aquilo é uma terra indígena independente de ser regularizada ou não". O GDF dava como certa a assinatura de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Ministério Público, último requisito para emissão da licença de instalação do Ibama para o projeto Noroeste, porém nada foi concretizado.

Leia aqui a matéria na íntegra

Fonte: CMI

Nenhum comentário: