sexta-feira, 13 de junho de 2008

Atingidos por barragens MG



Em Ouro Preto, atingidos pela barragem de Candonga, protestam em frente à Novelis (antiga Alcan), contra os projetos de 20 barragens previstas para a região da Zona da Mata mineira. As principais hidrelétricas previstas são as de Casa Nova e Baú, ambas da Vale e Novelis. Os atingidos também reivindicam indenizações justas para a população que foi deslocada de suas terras para dar lugar ao lago da barragem de Candonga.

Em mais 6 municípios do estado, moradores organizados na Assembléia Popular e no MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) entregam à CEMIG (Centrais Elétricas de Minas Gerais) autodeclarações que garantem a Tarifa Social de energia elétrica e protestam contra os altos preços da conta de luz. Os municípios são: Ponte Nova, Ouro Preto, Mariana, Conselheiro Lafaiete, Barbacena e Viçosa.

Preço da tarifa de energia

A energia elétrica vendida pela Cemig é uma das mais caras do país. As famílias mineiras pagam, em média, R$0,62 pelo KW consumido. No entanto, grandes empresas como a Vale recebem subsídio do governo e pagam apenas R$ 0,03 pelo KW.

Fonte: MAB

Nenhum comentário: